house concerts

Embora a expressão “house concerts” esteja mais em evidência nos últimos anos, a verdade é que eles existem desde que o mundo é mundo. Essa página é dedicada a explicar porque considero essa uma das melhores maneiras de me apresentar e interagir com um público. Algumas perguntas comuns a respeito:

foto por André Furtado

O que são house concerts?

House concerts é um termo em inglês que pode ser traduzido por “concertos em casa”, mas na prática eles são bem mais abrangentes que isso. “House”, por exemplo, pode se referir a qualquer espaço privado; e “concerts” é aqui utilizado simplesmente pra ressaltar o caráter intimista da performance.

 

O que não são house concerts?

Como é de se imaginar, house concerts não são como outros shows, pelo menos não no sentido de serem eventos que estão mais pra festas. Além disso, ao contrário do que possa parecer, um house concert também não é um sarau, que tende a ter uma atmosfera difusa e mais de uma apresentação.

 

Qual é a diferença entre house concerts e shows tradicionais?

Além do que já foi mencionado, um house concert tende a ter um público menor, mas bem mais engajado. O formato por si só já favorece uma experiência mais imersiva, ao mesmo tempo que possibilita uma maior interação entre o artista e o público antes, durante e depois da performance.

 

Quais as vantagens de um house concert?

Para o público, acredito que essa seja uma das poucas experiências de música ao vivo em que a música realmente esteja em primeiro lugar. Além disso, por se tratar de uma apresentação baseada em contribuições voluntárias, o anfitrião não precisa pagar nada, desde que consiga um espaço e uma certa quantidade de pessoas (20 já é considerado um ótimo número).

Pra mim são muitas as vantagens desse modelo. Pra começo de conversa, não preciso me preocupar em dar parte do que ganho pra nenhum intermediário, e posso colocar meus produtos à venda sem maiores complicações. Além disso, um house concert expande o meu alcance e valoriza ainda mais o que chamo de música intrapessoal.

 

Como se promove um house concert?

Por razões de segurança, eventos como esse geralmente não são anunciados publicamente (embora isso fique a critério do anfitrião). As formas mais comuns de divulgação são convites individuais (mesmo um e-mail é uma ótima opção) e o boca a boca com amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho etc.

 

O que mais há pra saber?

Se você chegou até aqui é porque tem, acredito, algum interesse pelo assunto. Nesse caso, me mande uma mensagem na parte de contato aqui do site! Apesar de tudo o que já foi explicado, muito (pra não dizer quase tudo) é negociável quando se trata de house concerts.