house concerts

Embora a expressão “house concerts” esteja mais em evidência nos últimos anos, a verdade é que eles existem desde que o mundo é mundo. Essa página é dedicada a explicar porque considero essa uma das melhores maneiras de me apresentar ao vivo. Algumas perguntas comuns a respeito:

foto por André Furtado

O que são house concerts?

House concerts é um termo em inglês que pode ser traduzido por “concertos em casa”, mas na prática eles são bem mais abrangentes que isso. “House”, por exemplo, pode se referir a qualquer espaço privado; e “concerts” é aqui utilizado simplesmente pra ressaltar o caráter intimista da performance.

 

O que não são house concerts?

Como é de se imaginar, house concerts não são como “house parties”, que são simplesmente festas em espaços residenciais. Além disso, ao contrário do que possa parecer, um house concert também não é um sarau, que tende a ter uma atmosfera difusa e várias apresentações.

 

Qual é a diferença entre house concerts e shows tradicionais?

Além do que já foi mencionado, um house concert tende a ter um público menor, mas bem mais engajado. O formato por si só já favorece uma experiência mais imersiva, ao mesmo tempo que possibilita uma maior interação entre o artista e o público antes, durante e depois da performance.

 

Quais as vantagens de um house concert?

Para o público, acredito que essa seja uma experiência em que a música realmente serve a um propósito mais comunitário. Além disso, por se tratar de uma apresentação baseada em contribuições voluntárias, o anfitrião não precisa pagar nada, desde que consiga um espaço e uma certa quantidade de pessoas (20 já é considerado um ótimo número).

Pra mim são muitas as vantagens desse modelo. Pra começo de conversa, não preciso me preocupar em dar parte do que ganho pra nenhum intermediário, e posso colocar meus produtos à venda sem maiores complicações. Além disso, um house concert valoriza muito o que chamo de música intrapessoal.

 

Como se promove um house concert?

Por razões de segurança, eventos como esse geralmente não são anunciados publicamente (embora isso fique a critério do anfitrião). As formas mais comuns de divulgação são convites individuais (mesmo um e-mail é uma ótima opção) e o boca a boca com amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho etc.

 

O que mais há pra saber?

Se você chegou até aqui é porque tem, acredito, algum interesse pelo assunto. Nesse caso, me mande uma mensagem na parte de contato aqui do site. Apesar de tudo o que já foi explicado, muito (pra não dizer quase tudo) é negociável quando se trata de house concerts.

Anúncios